É comum ouvirmos pessoas dizendo que não utilizam programas livres por não encontrarem substitutos adequados aos programas “convencionais”. Mas a verdade é que existem sim ótimos substitutos, especialmente nas áreas de designer, editoração e edição.

Existem vários prós e contras ao se usar programas livres ou proprietários como o Adobe Suite. Inclusive muita controvérsia. O que podemos afirmar com certeza, é que a Empresa Digital sempre utilizou 100% de programas livres (ou open sources) durante toda sua existência.

Geralmente os programas livres são mais baratos (ou gratuitos), possuem um ciclos de atualizações rápidos e  uma ampla comunidade (com muitos fóruns, tutoriais e vídeos para aprender na internet). Além disso, é uma possibilidade para muitas pessoas saírem da “pirataria”.

Então se você ainda não conhece estes programas, experimente, com certeza você vai achar interessante e vai perceber que eles ficam melhores a cada nova atualização.

Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital

10 programas para substituir o Adobe Creative Suite

Essa lista foi apresentado num artigo do Linux Descomplicado. Basta também clicar no nome dos programas para abrir a página para download do programa. 

SynfigStudio-Alternativa-ADOBE-ANIMATE

Synfig Studio tem sido a alternativa de fonte aberta para o programa da Adobe desde 2005, e ainda é a melhor escolha para aqueles que querem prosseguir animação vetorial 2D, sem precisar pagar nenhuma licença. É gratuito e possui um desenvolvimento ativo.

 

Ardour-Alternativa-ADOBE-AUDITION

 

O Audacity é o software livre mais usado para edição de áudio. Contudo, quando se refere a produção de música profissional deve-se pensar no Ardour e/ou LMMS. Direcionado para profissionais, o Ardour oferece gravação de áudio altamente avançada, mixagem e capacidades de edição não-linear. É uma ferramenta de edição de áudio dedicada a usuários que já trabalham em alguma área relacionada à mixagem de som. É uma alternativa ao Sony ACID.

Já o LMMS é um aplicativo para você criar e editar sons, contendo diversas funcionalidades de um programa para repetição de trechos. É possível montar um áudio de estilo diferente, combinando exemplos, músicas, recortes de faixas e trechos contínuos.

 

Inkscape-Alternativa-ADOBE-ILUSTRATOR

 

O Inkscape é a alternativa mais completa para criar ou editar gráficos vetoriais no Linux. O Inkscape é completo de recursos e, certamente, pode ser usado em um ambiente profissional.

 

Scribus-Alternativa-ADOBE-InDESIGN

A alternativa mais provável é o Scribus. Ele pode ser usado para criar folhetos, boletins informativos, cartazes e até mesmo layouts de livros. Ele também pode ser usado para criar PDFs animados e interativos – o tipo de coisa que você esperaria de qualquer programa de editoração eletrônica de qualidade.

 

Darktable-Alternativa-ADOBE-LIGHTROOM

duas alternativas livres para Lightroom que são realmente muito boas. A primeira, o Darktable promove a rápida edição e armazenamento de fotos digitais, em formato RAW (disponível em quase todas as máquinas fotográficas atuais). Permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória. Para quem já usou ou conhece o Adobe LightRoom, não terá nenhuma dificuldade. É o programa mais recomendado entre os fotógrafos que usam Linux.

A outra alternativa é o RawTherapee. É um programa bastante completo para quem precisa ajustar fotos de câmeras digitais, que normalmente são no formato “.raw”. Embora seja para manipulação de arquivos .raw, o programa pode importar arquivos de outros formatos mais populares como JPEG, TIFF e PNG e ser usado em complemento com o GIMP.

 

Krita-Alternativa-ADOBE-Photoshop

Alternativas para o Photoshop são um dos tópicos mais comentados no mundo software livre. Sem surpresas, o GIMP é logo sugerido. Não que haja algo de errado com o GIMP; muito pleo contrário 😉 De fato, é uma excelente opção para substituir o Photoshop. Pois, ele é poderoso e cheio de recursos e, ainda, pode ser melhorado com diversos plugins de terceiros.

Contudo, há um outro programa que esteve mudando um pouco essa “soberania” do GIMP. É chamado de Krita e os usuários estão aos poucos saindo do GIMP e migrando pra ele. Krita é essencialmente uma ferramenta para pintores digitais e artistas, se esse é o tipo de trabalho que você faz. Então, mesmo com essa opção do Krita; o GIMP é, definitivamente, o programa mais próximo do Photoshop no momento.

 

Kdenlive-Alternativa-ADOBE-Premiere

Se você pode pagar por um software Linux de qualidade, recomendo o Lightworks. Ele é muito bom – foi usado para editar filmes como: “O Lobo de Wall Street”, “Hugo”, e muito mais. Contudo, existem softwares livres que podem ser grandes ferramentas para profissionais da área. Um deles, é o Kdenlive. Ele é um software de edição video para o ambiente KDE (possível instalá-lo em outros ambiente também). É um poderoso editor de vídeo multitrack, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes. 

Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital

Aprenda mais com o nosso BLOG

Como agendar posts no Instagram

Como agendar posts no Instagram

O agendamento de posts no Instagram pode facilitar muito a vida de quem gerencia a própria página e de profissionais da área. Com esta ferramenta você pode agendar as suas postagens de uma só vez para o dia e horário que quiser e programar para postar na página do...

Marketing político e a pandemia de coronavírus

Marketing político e a pandemia de coronavírus

Você já imaginou como será fazer seu marketing político com pandemia de coronavírus? É fato que a política se faz com contato, participação em eventos, reuniões... Aglomeração de pessoas e muitos apertos de mão, tudo que devemos evitar em uma pandemia. Este ano...

Como acessar seus contatos (cadastros) no Mautic

Como acessar seus contatos (cadastros) no Mautic

Gostou deste artigo? Receba conteúdos exclusivos em seu email Todos os seus contatos organizados num único lugar Um dos papéis mais importantes do seu site é capturar contatos (leads), ou seja, atrair possíveis clientes. Depois de chamar a atenção é preciso conseguir...