Notice: Undefined offset: 0 in /home/empresadigital.net.br/public_html/wp-includes/class-wp-query.php on line 3284

Notice: Undefined offset: 0 in /home/empresadigital.net.br/public_html/wp-includes/class-wp-query.php on line 3284

É comum ouvirmos pessoas dizendo que não utilizam programas livres por não encontrarem substitutos adequados aos programas “convencionais”. Mas a verdade é que existem sim ótimos substitutos, especialmente nas áreas de designer, editoração e edição.

Existem vários prós e contras ao se usar programas livres ou proprietários como o Adobe Suite. Inclusive muita controvérsia. O que podemos afirmar com certeza, é que a Empresa Digital sempre utilizou 100% de programas livres (ou open sources) durante toda sua existência.

Geralmente os programas livres são mais baratos (ou gratuitos), possuem um ciclos de atualizações rápidos e  uma ampla comunidade (com muitos fóruns, tutoriais e vídeos para aprender na internet). Além disso, é uma possibilidade para muitas pessoas saírem da “pirataria”.

Então se você ainda não conhece estes programas, experimente, com certeza você vai achar interessante e vai perceber que eles ficam melhores a cada nova atualização.

Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital

10 programas para substituir o Adobe Creative Suite

Essa lista foi apresentado num artigo do Linux Descomplicado. Basta também clicar no nome dos programas para abrir a página para download do programa. 

SynfigStudio-Alternativa-ADOBE-ANIMATE

Synfig Studio tem sido a alternativa de fonte aberta para o programa da Adobe desde 2005, e ainda é a melhor escolha para aqueles que querem prosseguir animação vetorial 2D, sem precisar pagar nenhuma licença. É gratuito e possui um desenvolvimento ativo.

 

Ardour-Alternativa-ADOBE-AUDITION

 

O Audacity é o software livre mais usado para edição de áudio. Contudo, quando se refere a produção de música profissional deve-se pensar no Ardour e/ou LMMS. Direcionado para profissionais, o Ardour oferece gravação de áudio altamente avançada, mixagem e capacidades de edição não-linear. É uma ferramenta de edição de áudio dedicada a usuários que já trabalham em alguma área relacionada à mixagem de som. É uma alternativa ao Sony ACID.

Já o LMMS é um aplicativo para você criar e editar sons, contendo diversas funcionalidades de um programa para repetição de trechos. É possível montar um áudio de estilo diferente, combinando exemplos, músicas, recortes de faixas e trechos contínuos.

 

Inkscape-Alternativa-ADOBE-ILUSTRATOR

 

O Inkscape é a alternativa mais completa para criar ou editar gráficos vetoriais no Linux. O Inkscape é completo de recursos e, certamente, pode ser usado em um ambiente profissional.

 

Scribus-Alternativa-ADOBE-InDESIGN

A alternativa mais provável é o Scribus. Ele pode ser usado para criar folhetos, boletins informativos, cartazes e até mesmo layouts de livros. Ele também pode ser usado para criar PDFs animados e interativos – o tipo de coisa que você esperaria de qualquer programa de editoração eletrônica de qualidade.

 

Darktable-Alternativa-ADOBE-LIGHTROOM

duas alternativas livres para Lightroom que são realmente muito boas. A primeira, o Darktable promove a rápida edição e armazenamento de fotos digitais, em formato RAW (disponível em quase todas as máquinas fotográficas atuais). Permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória. Para quem já usou ou conhece o Adobe LightRoom, não terá nenhuma dificuldade. É o programa mais recomendado entre os fotógrafos que usam Linux.

A outra alternativa é o RawTherapee. É um programa bastante completo para quem precisa ajustar fotos de câmeras digitais, que normalmente são no formato “.raw”. Embora seja para manipulação de arquivos .raw, o programa pode importar arquivos de outros formatos mais populares como JPEG, TIFF e PNG e ser usado em complemento com o GIMP.

 

Krita-Alternativa-ADOBE-Photoshop

Alternativas para o Photoshop são um dos tópicos mais comentados no mundo software livre. Sem surpresas, o GIMP é logo sugerido. Não que haja algo de errado com o GIMP; muito pleo contrário 😉 De fato, é uma excelente opção para substituir o Photoshop. Pois, ele é poderoso e cheio de recursos e, ainda, pode ser melhorado com diversos plugins de terceiros.

Contudo, há um outro programa que esteve mudando um pouco essa “soberania” do GIMP. É chamado de Krita e os usuários estão aos poucos saindo do GIMP e migrando pra ele. Krita é essencialmente uma ferramenta para pintores digitais e artistas, se esse é o tipo de trabalho que você faz. Então, mesmo com essa opção do Krita; o GIMP é, definitivamente, o programa mais próximo do Photoshop no momento.

 

Kdenlive-Alternativa-ADOBE-Premiere

Se você pode pagar por um software Linux de qualidade, recomendo o Lightworks. Ele é muito bom – foi usado para editar filmes como: “O Lobo de Wall Street”, “Hugo”, e muito mais. Contudo, existem softwares livres que podem ser grandes ferramentas para profissionais da área. Um deles, é o Kdenlive. Ele é um software de edição video para o ambiente KDE (possível instalá-lo em outros ambiente também). É um poderoso editor de vídeo multitrack, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes. 

Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital

Aprenda mais com o nosso BLOG

Como organizar tarefas da minha Empresa Digital

Como organizar tarefas da minha Empresa Digital

Gerencie tudo online e no seu home-office Se você chegou aqui é porque você está tentando se organizar, talvez você seja um daqueles que já tentou de tudo! Trello, kanban, CRM, planilha, post it, quadro branco e nada deu certo. Porque se uma tarefa já é algo complexo...

Como agendar posts no Instagram

Como agendar posts no Instagram

O agendamento de posts no Instagram pode facilitar muito a vida de quem gerencia a própria página e de profissionais da área. Com esta ferramenta você pode agendar as suas postagens de uma só vez para o dia e horário que quiser e programar para postar na página do...

Marketing político e a pandemia de coronavírus

Marketing político e a pandemia de coronavírus

Você já imaginou como será fazer seu marketing político com pandemia de coronavírus? É fato que a política se faz com contato, participação em eventos, reuniões... Aglomeração de pessoas e muitos apertos de mão, tudo que devemos evitar em uma pandemia. Este ano...