EMAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA CAMPANHA DE EMAIL MARKETING

Crie um modelo de email

Crie uma lista de contatos

Crie uma campanha

O que é Email Marketing?

Porque eu devo inserir essa cultura no departamento de marketing da minha empresa?

 

O e-mail mkarketing é uma estratégia aliada a uma tecnologia que permite que você envie a menssagem certa para a pessoa certa.

Imagine que você possui uma loja de roupa que vende tamanhos diferentes, ao fim de toda estação você percebe que as roupas de tamanho pp estão em excesso no seu estoque, faltando lugar para roupas da próxima estação.

Fazer uma promoção parece ser uma boa maneira de se livrar do estoque, mas melhor ainda seria enviar essa promoção apenas para as clientes que usam pp.

E é justamente isso que a estratégia chamada marketing através de e-mail (e-mail marketing) se destina. Enviar a menssagem certa para a pessoa certa.

Existem várias razões pela qual você deveria implementar uma estratégia de e-mail marketing em sua empresa mas a mais importante é que conhecer o dados dos clientes evita constrangimento, afinal Uma cliente Plus size não gostaria de receber uma promoção de uma roupa que não vai servir nela.

 

Acerte o alvo!

Email marketing é estratégia aliada com tecnologia, disparar e-mails sem entender porque você está fazendo isso, não vai trazer resultados para a sua empresa. Por isso, o conteúdo da menssagem deve refletir o objetivo da campanha:

  • para quem você escreve (público-alvo)
  • como você escreve (persona)
  • o que você quer do cliente (call to action).

Ex:

Você quer fazer uma promoção de roupas streetwear para clientes mulheres que usam PP, que são descoladas e tenham idade entre 17 e 35 anos. Vocễ quer que suas clientes entrem no seu instagram/loja virtual para visualizarem as peças disponíveis.

Notem que na descrição dessa campanha usamos 4 segmentos:

1-Roupas Streetweer

2 Gênero Feminino

3- tamanho PP

4- 17-35 anos

Persona: Duda tem 28 trabalha no seu próprio negócio é solteira e apaixonada por blackmusic. gostam de ostentar marcas urbanas, pretende viajar mais para participar de feiras de negócios. Tem 1 filho de 5 anos, tem várias tatuagens e toda quinta passa na barbearia gourmet para beber cerveja e dar uma arrumada no look.

Porque desenvolver uma persona? Para criar uma identidade visual e textual que acione gatilhos emocionais com maior facilidade.

Ex:

Vídeo ou imagem de:  modelo tatuada jovem, magra e baixa vestida com as roupas da promoção canta no espelho “ Sempre dou o meu jeitinho É bruto, mas é com carinho Porque Deus me fez assim Dona de mim “– ref a música da iza

texto menssagem: A vida é loka! Looks poderosos e exclusivos com 15% somente para clientes da lista quente!

Dá pra melhorar?

E muito!!! Até agora falamos do trabalho criativo e da necessidade de segmentação do público-alvo para uma campanha mais certeira. E pouco falamos sobre os truques de e-mail marketing que vai fazer você ter uma campanha matadora!

Eu to falando de automação, se tem uma coisa que é possível fazer com uma ferramenta de e-mail marketing é programar para que a menssagem fique mais pessoal, por exemplo.

É possível fazer com que cada e-mail disparado se relacione diretamente com a pessoa usando um dos gatilhos mais fortes que existem: o nome dela.

Você provavelmente já abriu um e-mail em que o título era assim NATHALIA, não compre roupa!

E você não é o único – pesquisas monstram que e-mails com o nome da pessoa aumentam em mais de 30% a taxa de abertura dos e-mails. E com uma simples programação vai parecer que você escreveu especialmente para aquela pessoa. Programar o nome é apenas uma das inúmeras possíbildades de automação.

Agora que você já está convencido que deve fazer uma campanha precisa entender que ela precisa perterncer a um escopo maior. Ou seja você vai precisar fazer um planejamento de Marketing digital.

Já possuo uma lista de contatos? Ela está segmentada? Quantos e-mails será desenvolvido para essa campanha? Por quanto tempo? Qual o custo?

Se você está optando em usar um programa para disparar e-mails em massa é porque você não pretende enviar uma única menssagem, por isso é muito importante que o seu planejamento conte uma história através dos seus e-mails para criar um fluxo entre e-mails e para que o funil de marketing funcione independente do e-mail. É por isso que a técnica mais usada pelos marketeiros e que também demostram um taxa maior de engajamento é a do storyteeling. A potencia da história contada no lugar de anuncios aleatórios demonstram que se torna mais fácil acertar os gatilhos emocionais, fazendo com que o seu cliente faça a ação que se deseja de clicar no seu anúncio.