Entenda porque usamos software livres e porque desenvolver uma empresa que cumpra essa filosofia é tão importante para a Soluções Cobra.

Mas o que é software livre?

 

Software livre é um conceito usado para programas de computador que podem ser executados, copiados, modificados e redistribuídos pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. O software livre também é uma  filosofia que visa garantir a liberdade de expressão e para garantir essa liberdade foram criadas licenças que garantem equidade de direitos entre os usuários da internet. Se você possui uma empresa ou está pensando em criar um site para o seu projeto usar esse tipo de licença é  necessário para diminuir custos e garantir legalidade de veinculação de conteúdo de texto e imagem na internet. (Saiba mais sobre Direitos autorais e Creative Commons)

Qual a diferença entre software livre e software proprietário?

 

Ok, talvez você ainda não tenha entendido o que é um software livre porque ainda não entende o que é um software, o que é um plugin e o que a sua empresa tem haver com tudo isso?

Primeiro você precisa entender que software é um produto conceitual, imaterial e lógico. E, apesar de parecer muito complexo a ideia na verdade é muito simples. Um programa como as vezes software é traduzido consiste em um roteiro que o seu computador vai executar de forma automática e replicada, e por tanto mais veloz que uma pessoa. A idéia, na maioria das vezes sempre parte da inspiração humana: que tipo de tarefa um ser humano faz que eu preciso que o meu computador replique? Agora imagina que um único programa é capaz de realizar milhares e milhões de ações em uma rapidez sobrehumana. 

Qual a importância do software livre para a minha empresa?

 

A sua empresa realiza várias tarefas que são facilitadas pelos usos dos já conhecidos softwares, aplicativos e plugins. Agora como toda lógica de mercado um programa pode aprisionar a sua empresa e te fazer gastar muito dinheiro dependendo da lógica em que eles são construídos. É dái que entra o tal do softaware livre. Programas que podem ser gratuitos ou pagos mas que possuem código aberto e não te deixa refém do segredo  daquele programa. Nos softwares livres a estrutura do programa está visível para quem quiser alterar o seu código e usar da maneira que quiser, com liberdade para atualizar seu próprio sistema e criar novas soluções.

Portanto, não ache que um software livre, por muitas vezes ser gratuito, seja inferior. Em sua filosofia o não visar o lucro proporciona uma atividade intensa entre usuários de todo o mundo através da internet assim como soluções de problemas e criações de novidades em comunidade. O tipo de ferramenta digital que a sua empresa escolhe irá impactar necessariamente em como a sua empresa se posiciona sobre o mundo e isso começa na escolha do software, na construção do seu projeto de EMPRESA DIGITAL. Conheça a lista de softwares livres que a soluções cobra pode oferecer para a sua empresa.

 

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/linux/lilisol.htm

O que é um Plugin?

 

Na informática define-se plugin todo programa, que se encaixa a outro programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. Como por exemplo os sites bilingues, é necessário instalar um programa que execute a função de duplicar o site em outras linguas. Entenda melhor esse plugin conhecendo um de nossos projetos bilingues

Ficou com dúvida? Deixe um comentário ou envie um ZAP! Ficarmos felizes em te ajudar!