VENDAS CONVERTIDAS
Funil de marketing para qualificar automaticamente seus contatos
Cadastro de produtos que facilita a criação de orçamentos, faturas e contratos.
Controle do começo até o fim do processo – Custos de aquisição do cliente, produção e pós atendimento em tempo real
Permissões
O perfil administrativo têm acesso a todos os departamentos da plataforma, enquanto o perfil de funcionário não tem acesso aos departamentos administrativos e financeiro. Mesmo no perfil administrativo o usuário NÃO pode registrar horas em nome de outro funcionário.
O usuário com perfil funcionário NÃO pode:
- criar/visualizar/editar/deletar funcionários
- criar/visualizar/editar/deletar planejamentos
- visualizar/editar/deletar faturas que NÃO são de sua responsabilidade
- criar/visualizar/editar/deletar movimentações financeiras
- criar/visualizar/editar/deletar contas bancárias
- criar/visualizar/editar/deletar tarefas que não são de sua responsabilidade
- criar/visualizar/editar/deletar relatórios de produtividade
O perfil de funcionário têm permissão para:
- criar/visualizar/editar/deletar orçamentos de sua responsabilidade
- criar/visualizar/editar/deletar parcelamentos de sua responsabilidade
- criar/visualizar/editar/deletar contratos de sua responsabilidade
- criar/visualizar/editar/deletar faturas de sua responsabilidade
- criar/visualizar/editar/deletar produtos
- criar/visualizar/editar/deletar oportunidades de sua responsabilidade
- criar/editar tarefas para outros funcionários
- criar/visualizar/editar/deletar modelos de contratos
- criar/visualizar/editar/deletar empresas – pessoa jurídica
- criar/visualizar/editar/deletar – contatos- pessoa física
- criar/visualizar/editar/deletar jornadas de sua responsabilidade
Funções do vendedor
Neste departamento o ADMINISTRADOR tem a função de controlar os números da sua equipe de vendas.
Acompanhar através do painel inicial ou no menu lateral em relatórios de venda.
1- O que controlar?
- Número total de oportunidades ganhas no mês/ano
- Número total de oportunidades perdidas no mês/ano
- Horas gastas pelo departamento de vendas para adquirir um cliente
- Horas gastas pelo funcionário para adquirir todos ou um cliente específico
- Número de oportunidades em prospecção
- Número de oportunidades em apresentação
- Número de oportunidades em proposta
2- Qual é objetivo?
identificar o custo de aquisição de 1 cliente (CAC). Esse custo costuma aumentar progressivamente em relação a quantidade de clientes que se pretende adquirir, logo quanto mais clientes mais caro fica. Dessa maneira o registro das horas em venda tem a função de identificar em qual momento do processo está se gastando mais horas. Esse processo é contínuo, sempre existe algo a se melhorar:
- Um material de apresentação mais eficiente
- um roteiro de vendas pronto
- treinamento em vendas e software
- etiqueta profissional na internet
3-treinar para melhorar
Qualificar o seu funcionário é fundamental nesse processo, confira nossos treinamentos personalizados para o seu negócio.
Deve -se cobrar o funcionário para cumprir o fluxo. Se manter no roteiro de vendas e não improvisar muito. Você está em busca de um modelo de vendas que seja replicável/escalável por isso deve ser o mais breve e objetivo.
Função do FUNCIONÁRIO:
- Adicionar novos clientes e empresas;
- Criar produtos caso necessitem realizar adequações para fins orçamentários;
- Manter as informações atualizadas principalmente a etapa de venda e a descrição
- Criar e aprovar orçamentos;
- Criar e aprovar faturas;
- Gerar parcelamentos;
- Criar e aprovar contratos;
- Criar a tarefa PRODUZIR para iniciar a produção da oportunidade contratada somente se a primeira fatura já estiver com situação paga.
- Registrar as jornadas de trabalho gastas com o cliente de acordo com as tarefas de venda e produção:
- Enviar material
- Fazer reunião
- Fazer orçamento
- Fazer contratos
- Produzir oportunidade
- Entregar oportunidade
Empresa
A ferramenta EMPRESAS tem a função de guardar e qualificar os dados de empresas clientes.
Este módulo se relaciona com o módulo de contatos, podendo uma mesma empresa estar relacionada á vários contatos.
Contato
A ferramenta CONTATOS tem a função de guardar e qualificar os dados de contato.
Este módulo se relaciona com o módulo de EMPRESAS, podendo um contato estar relacionada á várias empresas.
Produtos
A ferramenta PRODUTOS está integrado a outros módulos como FATURA e CONTRATOS. Por tanto, ao criar um produto deve-se detalhar na descrição os direitos e deveres principalmente no caso dos SERVIÇOS. Essa descrição será reutilizada outras vezes ao gerar ORÇAMENTOS, FATURAS DE RECEITA e CONTRATOS.
Para subir uma imagem no módulo use um link público
Se precisar de ajuda para precificar um produto contrate nossos treinamentos ou serviços.
Use o módulo de relatório de produtividade para avaliar quantas horas sua equipe gastou na realização de um serviço.
Compare o preço com o preço de mercado e lembre-se que se ele é maior você oferecer um diferencial que justifique esse valor.
Os custos fixos da empresa como água, luz, aluguel, folha de funcionários não devem ser somados para precificar o produto. Você deve usar os custos fixos para entender quantos serviços desses você pode vender. Para isso o nosso módulo de PLANEJAMENTO. Lembre-se você tem um valor limitado de horas vender. Assim o seu preço precisa fechar a conta.
Inclua os custos fixos do PRODUTO e não confunda com os custos fixos da EMPRESA.
Oportunidades
O módulo de oportunidades é responsável por acompanhar o cliente do começo ao fim do processo.
1- CAPTAÇÃO DO CONTATO:
Comece cadastrando o seu CONTATO e a EMPRESA do seu contato.
Depois Crie e nomeie sua oportunidade:
Use alguma etiqueta no nome para conseguir gerar relatórios posteriores quando fizer uma busca pelo nome da oportunidade
- Ex: novo cliente – plataforma
- Renovação – plataforma
- Upsell – Plataforma
Selecione a EMPRESA ao qual essa oportunidade pertence, o RESPONSÁVEL em acompanhar a venda, que pode ser você (EU) ou outro funcionário.
Selecione a EMPRESA CONTRATANTE e o CONTATO com quem a venda está sendo realizada.
2-FASES DA VENDA: prospecção; apresentação; proposta; ganhamos; perdemos; cancelado
Insira a DATA DE CRIAÇÃO e PRAZO FINAL em que a venda deve ser concluída. Esse prazo deve variar em relação a fase da venda. Um cliente em fase de PROSPECÇÃO ainda precisa ser entrevistado para colher suas necessidades o que significa que você vai levar mais tempo.
O cliente em fase de APRESENTAÇÃO precisa ser cortejado com insistência a fim de tirar uma data para realizar uma APRESENTAÇÃO, principalmente quando se está vendendo um serviço. A fase da PROPOSTA pode variar dependendo do perfil do cliente; geralmente entende-se que quando uma venda está demorando para ser fechada após a apresentação do ORÇAMENTO significa que você tem um problema com o seu método de vendas e precisa revisar os passos.
Fique alerta a possibilidade do seu cliente NÃO ser o seu PÚBLICO ALVO. Vender para o cliente errado é perder muito tempo fazendo seu fluxo de trabalho ficar preso, atrasando prazos e gastando horas com um cliente que não vai lhe trazer um retorno de fato.
Existem muitos motivos pelos quais um cliente pode não fechar uma venda, registre e descubra com a sua própria experiência crie RELATÓRIOS DE VENDAS para te ajudar a descobrir problemas no seu processo e otimizá-los.
Escreva uma DESCRIÇÃO clara, organizada,usando numerações, quantidades e toda informação necessária que vai te ajudar a escolher os produtos e serviços que o cliente precisa para solucionar a dor dele. Essa DESCRIÇÃO – briefing será recebida pelo CLIENTE através do ORÇAMENTO por isso, não escreva de qualquer jeito. Em nosso Fluxo de Trabalho essa Mesma DESCRIÇÃO é reutilizada para a geração do CONTRATO com o cliente, por tanto, ATENÇÃO REDOBRADA.
Com a oportunidade criada, você pode prosseguir com o FLUXO que já aparece pré determinado na tela.
3- TAREFAS DA VENDA: enviar material, agendar reunião,fazer orçamento, criar contrato2Crie tarefas e registre suas horas de trabalho relacionadas as TAREFAS DA VENDA, assim você vai conseguir descobrir o custo de aquisição de seus clientes.
4-FATURAS: criar receita, aprovar o orçamento para gerar parcelamentos liberando o fluxo para o departamento financeiro. Se você faz seu próprio financeiro insira os pagamentos realizados pelos clientes continuando o fluxo através de faturas.
5-CONTRATO: criar contrato, converter em pdf – Use o AUTENTIQUE para assinar digitalmente seus contratos – e liberar o fluxo para o departamento jurídico que vai acompanhar a vigência dos projetos.
6-TAREFAS DA PRODUÇÃO: Produzir serviço/produto e entregar
Relatórios de venda
Módulo em fase de lançamento
Treinamos seus funcionários a usarem a nossa ferramenta com um fluxo baseado no seu negócio.