ELIMINE 21 HÁBITOS RUINS NA SUA EMPRESA

Cultivar bons hábitos é sempre uma meta a ser percorrida para quem busca bons resultados

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Implementar um bom hábito hoje pensando no benefício futuro pode parecer desafiador. Mas é um processo necessário para atingir metas.

 

“Se você não arrumar tempo para cuidar de sua saúde, um dia terá que arrumar tempo para cuidar de sua doença”

Quem nunca ouviu a frase “Se você não arrumar tempo para cuidar de sua saúde, um dia terá que arrumar tempo para cuidar de sua doença”? O que diferenciará quem consegue e quem não consegue, é a disciplina de praticar todos os dias bons hábitos – e não somente nos dias em que “está com vontade”. Mas uma coisa é fato: a conta chega para todos: seja positiva ou negativa.

Da mesma forma que isso se aplica a sua saúde, também se aplica a saúde da sua empresa. Ir tocando as coisas “no papel” porque você acha que não tem tempo, é difícil ou custoso, fará você fechar as portas – e isso é um fato. Você pode até argumentar que seu bisavô teve um mercadinho que funcionou a vida inteira assim. Mas os tempos são outros e não precisamos ser videntes para adivinhar o futuro: ou esse negócio fechou e não foi passado para novas gerações ou cresceu e, para isso, passou pelas transformações necessárias.

50% das empresas fecham nos 4 primeiros anos

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 50% das empresas fecham nos 4 primeiros anos. Apesar do Brasil ser um país onde existe muita vontade de empreender, há pouco conhecimento do que de fato é necessário para empreender. De forma geral, os empreendedores se preocupam mais com o que está “a frente das cortinas”, ou seja, com o que o público/cliente vê. E deixa de lado o que está “por trás das cortinas”, ou seja, os aspectos organizacionais da empresa. E essa parte é a mais importante. É o que fará você crescer e gerar lucros ao invés de terminar com as portas fechadas e cheio de dívidas.

Mas afinal, como deixar no passado hábitos ruins e criar bons hábitos?

Você já deve ter ouvido falar de um livro chamado “O poder do hábito”. Esse livro ficou famoso por mostrar que, invariavelmente, pessoas de sucesso, praticam bons hábitos.

Segundo o autor Charles Duhigg, a prática de algo por 21 dias fará com que aquilo se torne um hábito. Simples, não é? Você precisa de apenas 21 dias para mudar o resultado de fracasso para sucesso. Ou seja você precisa de apenas 21 dias para implementar uma nova cultura na sua empresa como um novo software por exemplo.

Nesse momento você deve estar em desespero pensando em TUDO que precisa mudar, achando muita coisa e pensando em desistir….. Mas CALMA! Dê um passo de cada vez! O que fará a diferença é a frequência e não o volume. Escolha uma coisa e se dedique a ela, e assim por diante. Em pouco tempo, você terá mudado muita coisa. Não sabe por onde começar? Confira nossa lista abaixo, escolha um dos hábitos ruins que você possui e comece por ele.

1. Anotar informações em papel

Problemas causados:

  • se perdem;
  • rasgam;
  • se apagam;
  • não possuem filtros de busca;
  • ou tão pouco se cruzam gerando relatórios.

Hábito bom (solução):

  • usar um programa para registrar sua informações (escolha um opção em nuvem para acessar de qualquer lugar e em qualquer sistema operacional).

2. Registrar informações em planilha

.Problemas causados:

  • a quantidade de dados é muito grande para cruzar e geralmente acaba com um sistema de organização picado, parte das informações anotadas no papel ou em planilhas que não se cruzam com as informações dos sistemas usados causando um completo CAOS na informação online da sua Empresa/Instituição.

Hábito bom (solução):

  • usar um programa que cruze informações e gere relatórios.

3. Não registrar a hora de trabalho

Problema causados:

  • precificação errada do produto/serviço;
  • confundir lucro com faturamento por não adicionar horas administrativas no preço do produto, confundir lucro com faturamento .

Hábito bom (solução):

  • precificação baseada em horas que ajuda na criação de orçamentos tangíveis.

4. Não ter um relatório de produtividade

Problema causados:

  • mesmo com muitas horas de trabalho, ter poucos resultados e atraso nas entregas.

Hábito bom (solução):

  • um relatório de produtividade para identificar em quais processos está havendo excesso de horas de trabalho para corrigir o problema (excesso de atendimento ou falhas de comunicação, por exemplo).

 

5. Não registrar todos os custos

Problema causados:

  • ter prejuízo com um serviço que não foi precificado corretamente.

Hábito bom (solução):

  • gestão de despesas automatizada.

6. Medo de mudanças/ amadurecer

Problema causados:

  • perder para concorrência/ ficar obsoleto.

Hábito bom (solução):

  • automatizar a gestão e a produção dos processos;
  • estar sempre buscando o que há de novidades nas ferramentas disponíveis;
  • investir em treinamentos.

7. Medo de inovar/crescer

Problema causados:

  • não pivotar (abandonar) seus métodos e produtos e limitar os ganhos da empresa – seja em tempo seja em dinheiro.

Hábito bom (solução):

  • pensar na escalabilidade dos processos ou produtos é o diferencial que vai fazer da sua empresa A empresa.

 

8. Não monitorar a produtividade qualitativa (o que se faz) e quantitativa (em quantas horas se faz)

Problema causados:

  • ter atrasos na realização dos projetos

Hábito bom (solução):

  • Registrar, analisar e reparar eventuais falhas
  • implementar metodologias ágeis
  • automatizar processos

Problema causados:

  • ter prejuízo com um serviço que não foi precificado corretamente

Hábito bom (solução):

  • gestão de despesas automatizada.

9. Não monitorar o fluxo de caixa

Problema causados:

  • atrasar pagamentos de funcionário e fornecedores,
  • se endividar

Hábito bom (solução):

  • registrar todas as movimentações em um programa centralizado
  • monitorar entradas e despesas provisionadas
  • usar GTD para entender a importância da centralização

Problema causados:

  • perder para concorrência/ ficar obsoleto

Hábito bom (solução):

  • automatizar a gestão e a produção dos processos
  • estar sempre buscando o que há de novidades nas ferramentas disponíveis
  • investir em treinamentos.

10. Não registrar o tempo gasto com aquisição, produção e administração

Problema causados:

  • ter prejuízo devido ao excesso de atendimento.

Hábito bom (solução):

  • relatório de horas em departamentos, horas de aquisição e produção que te auxiliam a distribuir melhor suas horas de trabalho.

 

11. Não entender quem é o seu PÚBLICO-ALVO

Problema causados:

  • não tomar ações cabíveis para corrigir falhas de diversidade, inclusão e afins;
  • fazer a abordagem de venda para a pessoa que ocupa um cargo que não é responsável pelo fechamento de contratos.

Hábito bom (solução):

  • Aumentar diversidade de acordo com o público que você tem a intenção de vender (analise se o número de contatos negros, LGBTQIA+, estrangeiros e afins que você possui é compatível com a sua meta. leve em conta fatores sociais de impacto e o seu modelo de negócios (CANVAS).
  • desenvolva e execute ações de marketing visando atender a diversidade do seu público-alvo
  • faça a captação de pessoas que ocupam o cargo responsável pela decisão de fechar negócio
  • utilize um programa que classifique os seus contatos de acordo com gênero, idade, raça, entre outros dados relevantes para a sua empresa.

    12. Não entender quem é o seu PÚBLICO REAL

    Problema causados:

    • não conseguir identificar que há uma demanda de determinado segmento do público pelo seu produto ou serviço
    • perder oportunidade de venda e, consequentemente, de expansão da sua empresa

    Hábito bom (solução):

    • estar atento a quem são as pessoas que procuram/interagem com a sua empresa
    • utilizar um programa que classifique os seus contatos de acordo com gênero, idade, raça, entre outros dados para saber quando há interesse de um determinado seguimento que até então não era considerado público-alvo
    • desenvolver ações/fazer adequações para atender ao novo público

    13. Não fazer contratos

    Problema causados:

    • não receber pelos serviços prestados
    • ter custos advocatícios
    • gastar mais para receber

    Hábito bom (solução):

    • Criação, gestão e assinatura de contratos online

     

     

    14. Não abrir um CNPJ

    Problema causados:

    • não ter segurança legal do governo
    • não passar segurança para o seu cliente
    • não poder participar de programas de aceleração
    • perder crédito/investimento
    • não se aposentar
    • não ter seguro desemprego

    Hábito bom (solução):

    • Abrir CNPJ – use um solução online para baratear esse processo

    15. Não desenvolver um identidade visual

    Problema causados:

    • não passar imagem profissional

    Hábito bom (solução):

    • Ter uma identidade visual clara (logotipo, paleta de cor e kit de fontes)
    • Padronizar documentos com as características da sua marca (contratos, faturas, orçamentos etc)
    • Canais de comunicação com a aplicação da identidade visual de sua empresa (site, redes sociais, aplicativos de mensagem etc).

    16. Não desenvolver uma gestão de marketing

    Problema causados:

    • não adquirir contatos suficientes para fazer eventos ou vendas
    • a divulgação da sua empresa fica limitada ao boca-a-boca

    Hábito bom (solução):

    • sua vendas dependem do seu marketing – identifique quantas horas sua empresa precisa se dedicar com marketing para gerar a quantidade de alvos certos para o seu time de vendas
    • relatórios vão ajudar você a entender quanto custa uma ação de marketing e qual o retorno em ganhos para a sua empresa

    17. Não planejar metas e gastos

    Problema causados:

    • Gastar mais do que deveria ou não ter dinheiro para investir (o mês termina “empatado” ou negativo)

    Hábito bom (solução):

    • Analisar relatórios de ganhos e gastos, entender se está havendo escape de dinheiro em algum momento, planejar estrategicamente onde e como o dinheiro será gasto para atingir o objetivo de crescimento

    18. Não fazer a gestão do seu cliente e deixá-lo muito tempo sem contato

    Problema causados:

    • insegurança sobre o processo, dúvida se será entregue.

    Hábito bom (solução):

    • acompanhamento programado – CRM

     

    19. Não delegar tarefas

    Problema causados:

    • concentrar todo o trabalho em si mesmo e gerar atrasos, desentendimento e problemas de saúde com excesso de trabalho

    Hábito bom (solução):

    • delegar tarefas para seus funcionários com apoio da tecnologia e acompanhar a sua gestão online
    • usar metodologias ágeis como kanban, Scrum, lean startup, etc.

     

    20. Não cumprir os novos termos da LGPD - Lei geral de proteção de Dados

    Problema causados:

    • vazamento de dados não autorizados
    • multa de até 50 milhões pelo vazamento

    Hábito bom (solução):

    • usar um sistema que automatize a gestão dos seus dados 
    • usar um sistema que registre a autorização do cliente do uso do dado caso necessite provar criminalmente.

    21. Não ter um formulário de captação online

    Problema causados:

    • perder possíveis vendas
    • não conseguir sistematizar os seus contatos
    • não ter fácil acesso aos seus contatos para ações de marketing

    Hábito bom (solução):

    • implementar um formulário online de captação integrado com um programa de gestão.

     

     

     

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