Ganhar dinheiro com a internet há 20 anos atrás era bem mais “fácil”. Não era raro, inclusive, ouvir histórias de pessoas que se tornaram milionárias com a internet. Por outro lado, o conhecimento técnico era muito mais restrito, logo, a oportunidade era restrita a poucas pessoas. É uma regra básica do mercado.
Apesar de poucas décadas terem se passado, a tecnologia digital tem se desenvolvido rapidamente. Hoje temos um cenário totalmente diferente. A dúvida se inverteu: hoje, ainda é possível ganhar dinheiro SEM a internet? Afinal a internet já está presente em quase todos os negócios, inclusive no cotidiano das pessoas. Então talvez sua dúvida seja: é possível ganhar MUITO dinheiro na internet?
Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital
Você quer ganhar muito ou pouco dinheiro com a internet?
Tratando-se de dinheiro talvez você esteja pensando: quanto mais melhor! Porém, outra regra básica do mercado é que o risco é igual a oportunidade (e vice-versa).
Quando a internet estava no início ela era uma grande aposta, como toda inovação. Era possível ganhar muito dinheiro rapidamente, mas conforme este segmento de mercado foi se tornando cada vez mais concorrido, acabou se tornando mais estável, mais seguro e menos lucrativo.
Um exemplo é o caso do carioca Edgar Nogueira, um dos adolescentes que ganharam muito dinheiro com a internet. Em 1997, com apenas 14 anos, ele criou o buscador de sites Aonde. Investido apenas R$ 150,00, viu seu empreendimento ser avaliado em R$ 10 milhões em apenas 3 anos. Edgar não quis vender sua empresa e resistiu às diversas propostas. Porém, em poucos anos, com o surgimento de gigantes como Google e Yahoo, Edgar viu seu empreendimento desintegrar.
Hoje na internet ainda existem muitas pessoas vendendo fórmulas certeiras para ganhar dinheiro na internet de forma fácil e rápida (algumas de forma quase milagrosa). Não podemos dizer aqui que não existam tais oportunidades ou que tal método não funciona. Mas para encontrar oportunidades não basta contar com a sorte, é preciso pesquisar muito sobre determinado assunto. E se você precisa de um retorno garantido, esqueça atalhos. Lembre-se que fácil, garantido e rápido é a fórmula do famoso bilhete de loteria premiado. As chances de você perder ainda mais dinheiro, é muito maior.
“Ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada”
Essa frase apareceu em primeiro em uma das minhas buscas no Google Trends. Isso mostra que muitas pessoas já têm a consciência de que é possível ganhar dinheiro na internet de forma mais segura.
Com a migração de grande parte do capital para o mercado digital, hoje é possível sim ganhar dinheiro na internet de formas mais seguras e confiáveis. Mas com o aumento da competição é possível esperar a mesma dificuldade (ou até mais) para conseguir um emprego ou empreender com uma ideia no mundo digital. Então mude seu mindset, ou seja, troque a ideia de “facilidade” por “determinação”.
Quero ganhar dinheiro na internet EMPREENDENDO.
Hoje a internet realmente facilitou para os pequenos empreendedores adotarem estratégias de marketing. Com pouco investimento é possível alcançar muitas pessoas ou ainda atingir público específicos (nichos). Mas isso não quer dizer que você não precise ter o básico:
- um plano de negócios;
- um bom produto;
- conhecimento do mercado e público-alvo e
- conhecimentos básicos de administração e marketing.
O legal é que, se você ainda não tem esses conhecimentos, pode aprender muito na internet. Mas precisa ter consciência de todo o trabalho e pesquisa que você precisa ter.
Se você já tem o básico ou já está até vendendo seu serviço ou produto offline (fora da internet) ainda terá bastante trabalho. Afinal, com todo mundo correndo pro digital, é preciso se destacar. Não basta apenas ter um site abandonado ou uma página no Facebook que ninguém acessa. Entrar no mundo digital com o “pé esquerdo” pode fazer você perder dinheiro.
Saiba então que, para ter um retorno mínimo com a internet, você precisa:
- criar ou contratar um site (recomendamos nosso artigo Devo comprar site para minha empresa?);
- manter o site atualizado, criando artigos que destaquem seu site no Google (vejam também Aparecer no Google: aprenda a escrever para robôs)
- divulgar seu site e conteúdos em redes sociais;
- ter uma ferramenta de captação de leads (contatos que virão de seu site) para criar uma lista de contatos e poder enviar email marketing. Isso para poder continuar atingindo seu público, mesmo que ele não acesse seu site (saiba mais em A importância do email marketing na sua estratégia de vendas digital).
Mas eu não tenho tempo!
Bem, como dissemos, não existe caminho fácil. Tentar tomar atalhos podem acabar fazendo você perder dinheiro.
Se você não tem tempo para fazer tudo isso, deve cogitar contratar profissionais. A Empresa Digital oferece um plano mensal que inclui criação de site e toda a estratégia de marketing digital descrita acima. Entre em contato conosco para saber mais.