Se você já pesquisou um pouco sobre marketing digital e SEO, sabe que hoje em dia dia é preciso produzir artigos de conteúdo para ganhar relevância com o Google. Com tanta gente querendo divulgar sua empresa, marca ou projeto na internet, escrever para aparecer no Google se tornou uma estratégia essencial. Embora todos queiram, poucos conseguem estar no topo das buscas do Google. Essa disputa e o desenvolvimento do algoritmo do buscador gerou uma ciência: o SEO (Search Engine Optimization).

Não é possível falar tudo (nem o básico) sobre SEO num artigo, então resolvemos focar em um princípio básico que pode facilitar seu aprendizado nesse vasto reino do SEO.

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Quanto mais eu repetir minha palavra-chave mais chances tenho de aparecer no Google?

 

Calma, não se empolgue. O algoritmo do Google foi desenvolvido para identificar se você está repetindo desnecessariamente uma palavra para ela ser privilegiada nas buscas. É preciso escrever um texto natural, evitando ao máximo repetições desnecessárias. No entanto, é essencial definir qual será suas palavras-chaves antes de escrever seu texto. Definida a palavra-chave é necessário utilizá-la várias vezes para que o robô do Google entenda que elas são realmente “chaves” (o Google usa outros critérios, mas não vamos falar deles neste artigo).

Uma boa proporção de repetição das palavras-chaves no texto é de 0,5 a 2,5%. Claro que você não deve ficar contando. Para quem usa software livre e possui site com WordPress é possível utilizar um plugin excelente, chamado YOAST SEO. Ele é gratuito e, além de te dar a densidade da palavra-chave, vai lhe guiar em diversos pontos para que seu texto possua um bom nível de SEO.

Legenda: Se você não possui um site WordPress com hospedagem e diversas ferramentas e vantagens, entre em contato conosco.

 

Como descobrir qual palavra-chave usar

 

Existem diversos pontos para se considerar a escolha das palavras-chaves. Mas um ponto é essencial. Você vai usar palavras-chave porque deseja que seu site seja encontrado, certo? De nada vale um site sem tráfego (público). Da mesma forma, de nada vale você usar palavras-chaves que não tenham um bom volume de busca. Então é importante descobrir quais palavras relacionadas ao seu negócio/projeto tem mais chance de captar essas buscas que já são feitas, ao invés de usar palavras ou termos que ninguém procura.

Existem diversas ferramentas para encontrar palavras-chaves mais procuradas. A forma mais simples é fazer uma busca no próprio Google. Quando você busca um termo, ele sugere termos relacionados que são mais procurados. Além disso você pode fazer buscas mais específicas no Google Trends.

Outra ferramenta que utilizamos bastante na Empresa Digital é o SEMRush. Você consegue descobrir o volume de busca das suas palavras-chaves de forma gratuita. Se você se registrar (gratuitamente) poderá fazer até 10 consultas diárias.

Outro ponto para se atentar é a forma que as palavras são escritas. Pense no que as pessoas escrevem, ou seja, nas perguntas, e não nas respostas. Por exemplo, você não deve pensar em palavras-chaves que se encaixem com a expressão “vendo tal produto na internet”, mas “como comprar tal produto pela internet.

Além disso compare variações do mesmo termo. Com os dados das pesquisas que você fará usando as ferramentas acima, você pode acabar descobrindo que às vezes uma palavra é a mais adequada (pensando na gramática ou estilo), mas não é a forma como as pessoas mais procuram. Porém, faça testes na busca do Google, pois a ferramenta já entende que pequenas variações pode ser irrelevantes.

Claro que depende muito do contexto do seu texto, mas na maioria das vezes compensa utilizar os termos mais buscados do que os mais adequados, e acabar ganhando mais visibilidade.

 

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