TUTORIAL APLICÁVEL À NOSSA PLATAFORMA EMPRESA DIGITAL
Servidor Linux CentOS 7 com CWPanel Pro
Conheça nossa plataforma EMPRESA DIGITAL.
Para outros sistemas podem ser necessárias adaptações.
Depois de instalar seu Mautic, é imprescindível configurar as Mautic Cron Jobs. Elas são tarefas que são agendadas para ocorrer de forma automática. Este procedimento irá automatizar algumas funções indispensáveis do Mautic no seu servidor, como enviar os emails, atualizar segmentos, etc.
O problema é que essas tarefas não devem ser executadas todas ao mesmo tempo, por isso é preciso uma configuração específica para obter um bom desempenho. Na verdade, existem diversos parâmetros de configuração, mas a configuração sugerida aqui tem funcionado bem conosco.
A forma de configurar depende da sua hospedagem/servidor. Nós, da Empresa Digital e nossos clientes, usamos servidor Linux com CWPanel (conheça nossa plataforma), porém, o procedimento é semelhante para outros painéis.
Os parâmetros configurados foram baseados da documentação oficial do Mautic. Os parâmetros de execução devem ser adaptados de acordo com os recursos de seu servidor e a quantidade de emails e contatos que seu Mautic possui.
O que são Cron Jobs
São tarefas que você programa seu servidor para executar com uma determinada frequência. Sua estrutura segue um modelo específico:
minuto hora dia mes dia-da-semana linha-de-comando
Cada um deste itens pode ser substituidos por número ou ateriscos, que significam “sempre/todo”. Saiba mais lendo este artigo.
Adicionando suas Mautic Cron Jobs
1. Acesse o CWPanel.
2. Na coluna à esquerda abra o menu SERVER SETTINGS e clique em CRONTAB FOR USERS.
3. Em NEW CRON selecione o usuário que executará a tarefa. Os comandos abaixo deverão ser inseridos na seção Add Full Custom Cron Jobs.
Atenção: cada comando é composto do tempo de execução (minutos, horas, dias, mês) o diretório do PHP e o diretório do Mautic. Verifique a versão que está usando do PHP pois irá alterar o diretório.
O diretório do Mautic depende de sua instalação. Geralmente dentro da pasta pública da home de seu usuário.
Antes de agendar as tarefas (as Mautic Cron Jobs), execute os comandos manualmente via SSH (se possível) para confirmar se os diretórios/caminhos estão corretos.
Segmentos: para manter os segmentos atualizados.
0,15,30,45 * * * * /usr/local/bin/php /diretorio-do-mautic/app/console mautic:segments:update
Campanhas: Para manter as campanhas atualizadas.
5,20,35,50 * * * * /usr/local/bin/php /home/NOME_DO_USUARIO/public_html/mautic/app/console mautic:campaigns:rebuild
Campanhas: para executar eventos de campanhas:
10,25,40,55 * * * * /usr/local/bin/php /home/NOME_DO_USUARIO/public_html/mautic/app/console mautic:campaigns:trigger
Envio em fila: para enviar emails em fila.
4 * * * * /usr/local/bin/php /home/NOME_DO_USUARIO/public_html/mautic/app/console mautic:emails:send
Buscar e processar emails monitorados: se estiver usando o gerenciamento de rejeição (bounce emails)
22 * * * * /usr/local/bin/php/home/NOME_DO_USUARIO/public_html/mautic/app/console mautic:email:fetch
Atualizar base de dados de IP: manter atualizada a localização de seus usuários.
0 3 * * * /usr/local/bin/php /home/NOME_DO_USUARIO/public_html/mautic/app/console mautic:iplookup:download
Limpar dados antigos: apagar dados de leads que não interagem há mais de 2 anos, como entradas de log de auditoria, visitantes (contatos anônimos) e hits da página do visitante.
0 4 1 * * /usr/local/bin/php /home/NOME_DO_USUARIO/public_html/mautic/app/console mautic:maintenance:cleanup –days-old=730 –dry-run
Gostou deste artigo?
Receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital e software livre no seu email
CONFIRA MAIS CONTEÚDOS DO NOSSO BLOG
Gestão de empresas: elimine 21 hábitos ruins em 21 dias
ELIMINE 21 HÁBITOS RUINS NA SUA EMPRESA[dsm_perspective_image src="https://empresadigital.net.br/wp-content/uploads/2021/11/alvo-apondando-rapido-unscreen.gif" title_text="alvo-apondando-rapido-unscreen" _builder_version="4.10.1" _module_preset="default"...
O que é trabalho remoto?
Se a sua empresa possui processos físicos, isso não exclui ela da possibilidade de expandir remotamente. Toda empresa necessariamente precisa ter: Departamento administrativo, financeiro, marketing, vendas, jurídico, atendimento. São todos departamentos passíveis de ser organizados e geridos remotamente. E uma boa forma de acelerar o seu crescimento é automatizando justamente essas tarefas que podem ser delegadas e realizadas remotamente.
Atualização Plataforma Empresa Digital – Versão 0.6
Nossa equipe está trabalhando constantemente para trazer melhorias e atualizações para você!CORREÇÕES:TAREFAS: Ao criar uma tarefa e esquecer de preencher um campo, a tela retornará com erro e NÃO IRÁ MAIS PERDER o texto digitado em descrição. OPORTUNIDADES: Ao criar...