É comum ouvirmos pessoas dizendo que não utilizam programas livres por não encontrarem substitutos adequados aos programas “convencionais”. Mas a verdade é que existem sim ótimos substitutos, especialmente nas áreas de designer, editoração e edição.
Existem vários prós e contras ao se usar programas livres ou proprietários como o Adobe Suite. Inclusive muita controvérsia. O que podemos afirmar com certeza, é que a Empresa Digital sempre utilizou 100% de programas livres (ou open sources) durante toda sua existência.
Geralmente os programas livres são mais baratos (ou gratuitos), possuem um ciclos de atualizações rápidos e uma ampla comunidade (com muitos fóruns, tutoriais e vídeos para aprender na internet). Além disso, é uma possibilidade para muitas pessoas saírem da “pirataria”.
Então se você ainda não conhece estes programas, experimente, com certeza você vai achar interessante e vai perceber que eles ficam melhores a cada nova atualização.
Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital
10 programas para substituir o Adobe Creative Suite
Essa lista foi apresentado num artigo do Linux Descomplicado. Basta também clicar no nome dos programas para abrir a página para download do programa.
Synfig Studio tem sido a alternativa de fonte aberta para o programa da Adobe desde 2005, e ainda é a melhor escolha para aqueles que querem prosseguir animação vetorial 2D, sem precisar pagar nenhuma licença. É gratuito e possui um desenvolvimento ativo.
O Audacity é o software livre mais usado para edição de áudio. Contudo, quando se refere a produção de música profissional deve-se pensar no Ardour e/ou LMMS. Direcionado para profissionais, o Ardour oferece gravação de áudio altamente avançada, mixagem e capacidades de edição não-linear. É uma ferramenta de edição de áudio dedicada a usuários que já trabalham em alguma área relacionada à mixagem de som. É uma alternativa ao Sony ACID.
Já o LMMS é um aplicativo para você criar e editar sons, contendo diversas funcionalidades de um programa para repetição de trechos. É possível montar um áudio de estilo diferente, combinando exemplos, músicas, recortes de faixas e trechos contínuos.
O Inkscape é a alternativa mais completa para criar ou editar gráficos vetoriais no Linux. O Inkscape é completo de recursos e, certamente, pode ser usado em um ambiente profissional.
A alternativa mais provável é o Scribus. Ele pode ser usado para criar folhetos, boletins informativos, cartazes e até mesmo layouts de livros. Ele também pode ser usado para criar PDFs animados e interativos – o tipo de coisa que você esperaria de qualquer programa de editoração eletrônica de qualidade.
Há duas alternativas livres para Lightroom que são realmente muito boas. A primeira, o Darktable promove a rápida edição e armazenamento de fotos digitais, em formato RAW (disponível em quase todas as máquinas fotográficas atuais). Permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória. Para quem já usou ou conhece o Adobe LightRoom, não terá nenhuma dificuldade. É o programa mais recomendado entre os fotógrafos que usam Linux.
A outra alternativa é o RawTherapee. É um programa bastante completo para quem precisa ajustar fotos de câmeras digitais, que normalmente são no formato “.raw”. Embora seja para manipulação de arquivos .raw, o programa pode importar arquivos de outros formatos mais populares como JPEG, TIFF e PNG e ser usado em complemento com o GIMP.
Alternativas para o Photoshop são um dos tópicos mais comentados no mundo software livre. Sem surpresas, o GIMP é logo sugerido. Não que haja algo de errado com o GIMP; muito pleo contrário 😉 De fato, é uma excelente opção para substituir o Photoshop. Pois, ele é poderoso e cheio de recursos e, ainda, pode ser melhorado com diversos plugins de terceiros.
Contudo, há um outro programa que esteve mudando um pouco essa “soberania” do GIMP. É chamado de Krita e os usuários estão aos poucos saindo do GIMP e migrando pra ele. Krita é essencialmente uma ferramenta para pintores digitais e artistas, se esse é o tipo de trabalho que você faz. Então, mesmo com essa opção do Krita; o GIMP é, definitivamente, o programa mais próximo do Photoshop no momento.
Se você pode pagar por um software Linux de qualidade, recomendo o Lightworks. Ele é muito bom – foi usado para editar filmes como: “O Lobo de Wall Street”, “Hugo”, e muito mais. Contudo, existem softwares livres que podem ser grandes ferramentas para profissionais da área. Um deles, é o Kdenlive. Ele é um software de edição video para o ambiente KDE (possível instalá-lo em outros ambiente também). É um poderoso editor de vídeo multitrack, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes.
Receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital
Aprenda mais com o nosso BLOG
Gestão de empresas: elimine 21 hábitos ruins em 21 dias
ELIMINE 21 HÁBITOS RUINS NA SUA EMPRESA[dsm_perspective_image src="https://empresadigital.net.br/wp-content/uploads/2021/11/alvo-apondando-rapido-unscreen.gif" title_text="alvo-apondando-rapido-unscreen" _builder_version="4.10.1" _module_preset="default"...
O que é trabalho remoto?
Se a sua empresa possui processos físicos, isso não exclui ela da possibilidade de expandir remotamente. Toda empresa necessariamente precisa ter: Departamento administrativo, financeiro, marketing, vendas, jurídico, atendimento. São todos departamentos passíveis de ser organizados e geridos remotamente. E uma boa forma de acelerar o seu crescimento é automatizando justamente essas tarefas que podem ser delegadas e realizadas remotamente.
Atualização Plataforma Empresa Digital – Versão 0.6
Nossa equipe está trabalhando constantemente para trazer melhorias e atualizações para você!CORREÇÕES:TAREFAS: Ao criar uma tarefa e esquecer de preencher um campo, a tela retornará com erro e NÃO IRÁ MAIS PERDER o texto digitado em descrição. OPORTUNIDADES: Ao criar...
Trackbacks/Pingbacks