TUTORIAL APLICÁVEL À NOSSA PLATAFORMA EMPRESA DIGITAL

Servidor Linux CentOS 7 com CWPanel Pro

Conheça nossa plataforma EMPRESA DIGITAL.

Para outros sistemas podem ser necessárias adaptações.

Instruções desenvolvidas para o ecossistema de softwares da Soluções Cobra, se você usa outros softwares, será necessário fazer as devidas atualizações. Tutorial baseado na Documentação Oficial do Owncloud (em inglês).

 

Pré-requisitos para instalar Owncloud

Servidor com Linux com 512 MB de RAM + Servidor Web + Banco de dados + PHP

Platforma Opções
Operating System
  • Ubuntu 16.04 and 18.04
  • Debian 7 and 8
  • Red Hat Enterprise Linux 6 and 7
  • Centos Linux 6 and 7
  • Fedora 27 and 28
  • SUSE Linux Enterprise Server 12 with SP1, SP2 and SP3
  • openSUSE Tumbleweed and Leap 15.0, 42.3
  • Ubuntu 16.04 and 18.04
Database
  • MySQL or MariaDB 5.5+
  • Oracle 11g
  • PostgreSQL
  • SQLite
Web server
PHP Runtime*
  • 5.6, 7.0, 7.1 & 7.2

 

  1. Baixar o Owncloud em https://owncloud.org/download/ na extensão ZIP.
  2. Copie o arquivo zipado por FTP no seu servidor. Pode ser instalado na pasta raiz de sua pasta pública no servidor ou em um subdiretório.
  3. Acesse a pasta via SSH e descompacte o arquivo com o comandounzip nome-do-arquivo.zip
  4. Apague o arquivo zipado, pois não será mais necessário.rm nome-do-arquivo.zip
  5. Acesse seu site (domínio) através do navegador. Na tela de configuração do Owncloud crie um usuário com senha. Selecione a opção MYSQL/MariaDB.
  6. Abra outra aba no seu navegador e acesse o painel administrativo de sua hospedagem (essas configurações são para Control Web Panel, adapte para seu painel).
  7. Na aba SQL SERVICES e MYSQL MANAGER. Clique em CREATE DATABASE AND USER. Crie um novo banco de dados com senha. Copie o nome do banco de dados, o nome do usuário será o mesmo.
  8. Ainda no painel, acesse a opção USERS ACCOUNTS e FIX PERMISSIONS. Selecione o seu usuário e click em FIX ACCOUNT PERMISSIONS (você também pode alterar o proprietário via SSH com o comando chown -R).
  9. Volte a página de instalação e insira os dados do banco de dados que você criou. Não altere a opção localhost.

 

ERRO: Não é possível criar ou gravar no diretório de dados /…/owncloud/data

Se essa mensagem de erro aparecer, houve algum erro de permissão de acesso (no passo 8). Verifique se você autorizou o usuário correto. Você pode verificar (via SSH) acessando a pasta onde você instalou o Owncloud (a pasta anterior) com o comando ls -l

Se o usuário estiver errado (não for seu usuário definido pelo apache) execute o comando chown -R na pasta do Owncloud.

 

ERRO: Possible CSRF attack. Connection will be closed

Se essa mensagem de erro aparecer execute a atualização manual para ver quais erros serão apresentados. No nosso caso, a atualização manual indicou que alguns apps estavam travando a atualização e foi necessário desativá-los.

 

Atualização manual do Owncloud

Acesse via SSH e execute o comando:

sudo -u usuário-do-apache diretório-do-php diretório-do-owncloud/occ upgrade

* diretório do PHP 7 em instalação com Control Web Panel: /opt/alt/php72/usr/bin/php

 

Como desativar aplicativos do Owncloud

Execute via SSH:

sudo -u usuário-do-apache diretório-do-php diretório-do-owncloud/occ app:disable nome-do-aplicativo

Para LISTAR os aplicativos use app:list

* diretório do PHP 7 em instalação com Control Web Panel: /opt/alt/php72/usr/bin/php

 

Como retirar ou colocar o Owncloud em modo de manutenção

Para ativar o modo de manutenção via SSH:

sudo -u usuário-do-apache diretório-do-php diretório-do-owncloud/occ maintenance:mode –on

 

Para desativar o modo de manutenção via SSH:

sudo -u usuário-do-apache diretório-do-php diretório-do-owncloud/occ maintenance:mode –off

* diretório do PHP 7 em instalação com Control Web Panel: /opt/alt/php72/usr/bin/php

 

Erro: Alguns arquivos não passaram na verificação de integridade

Se está mensagem surgir:

Alguns arquivos não passaram na verificação de integridade. Mais informações sobre como resolver este problema pode ser encontrado em nossa documentação. (Lista de arquivos inválidos… / Rescan…)

Verifique as configurações do Apache Vhost do domínio do seu Owncloud.

Pasta dos templates de configuração do Apache Vhost no Control Web Panel na versão 0.9.8:

/usr/local/cwpsrv/htdocs/resources/conf/web_servers/vhosts/httpd/

Certifique-se que seu template tenhas as seguinte configurações dentro da TAG directory:

<Directory “%docroot%”>

Options +FollowSymlinks
AllowOverride All

<IfModule mod_dav.c>
Dav off
</IfModule>

SetEnv HOME /diretorio-do-owncloud
SetEnv HTTP_HOME /diretorio-do-owncloud

</Directory>

 

Erro: Recomendamos ativar o cron do sistema

Se você recebeu a mensagem Recomendamos ativar o cron do sistema como qualquer outro método cron tem possíveis implicações de desempenho e confiabilidade, acesse as configurações de seu Owncloud (no Owncloud clique no menu superior direito em CONFIGURAÇÕES. Depois clique na seção GERAL.

Procure a subseção CRON e altere o valor padrão, AJAX, para CRON.

Acesse o Control Web Panel. Na coluna da esquerda acesse SERVER SETTINGS e CRONTAB FOR USER. Escolha o seu usuário e FULL CUSTON CRON JOBS e adicione o comando abaixo:

 * * * * *  diretório-do-php -f diretório-do-owncloud/cron.php

* diretório do PHP 7 em instalação com Control Web Panel: /opt/alt/php72/usr/bin/php

 

ERRO: Interface WebDAV parece ser desconfigurada.

A mensagem de erro: Seu servidor web ainda não está configurado corretamente para permitir a sincronização de arquivos, pois a interface WebDAV parece ser desconfigurada, pode ser causada por diversos problemas do servidor web (Apache, em nosso caso).

 

Você está acessando o servidor a partir de um domínio não confiável.

Edite o arquivo config.php do Owncloud (no CentOS 7 o diretório padrão é

LER É EMPREENDER!

Empodere a sua empresa com nosso BLOG DIGITAL

Gestão de empresas: elimine 21 hábitos ruins em 21 dias

Gestão de empresas: elimine 21 hábitos ruins em 21 dias

ELIMINE 21 HÁBITOS RUINS NA SUA EMPRESA[dsm_perspective_image src="https://empresadigital.net.br/wp-content/uploads/2021/11/alvo-apondando-rapido-unscreen.gif" title_text="alvo-apondando-rapido-unscreen" _builder_version="4.10.1" _module_preset="default"...

O que é trabalho remoto?

O que é trabalho remoto?

Se a sua empresa possui processos físicos, isso não exclui ela da possibilidade de expandir remotamente. Toda empresa necessariamente precisa ter: Departamento administrativo, financeiro, marketing, vendas, jurídico, atendimento. São todos departamentos passíveis de ser organizados e geridos remotamente. E uma boa forma de acelerar o seu crescimento é automatizando justamente essas tarefas que podem ser delegadas e realizadas remotamente.

Atualização Plataforma Empresa Digital – Versão 0.6

Atualização Plataforma Empresa Digital – Versão 0.6

Nossa equipe está trabalhando constantemente para trazer melhorias e atualizações para você!CORREÇÕES:TAREFAS: Ao criar uma tarefa e esquecer de preencher um campo, a tela retornará com erro e NÃO IRÁ MAIS PERDER o texto digitado em descrição. OPORTUNIDADES: Ao criar...

Vamos conversar sobre o seu projeto?