Você ainda faz controle financeiro no papel ou na planilha? Então está na hora de se atualizar. Hoje em dia existem diversos softwares que funcionam como gerenciadores financeiros. Se você ainda não possui nehum gerenciador financeiro, saiba que você está perdendo muito.

A digitalização e automação dos processos financeiros e contábeis garantirá à você:

  1. Gastar menos tempo com processos burocráticos;
  2. tornar seu controle mais eficiente e eliminar erros humanos;
  3. aumentar a eficiência de suas cobranças e
  4. aumentar sua competitividade, já que todas as empresas estão se digitalizando.

Akaunting, um gerenciador financeiro livre e gratuito

Usar softwares livres pode ter vantagens e desvantagens (entenda mais sobre isso lendo nosso artigo O que é Software Livre). No caso do Akaunting, o programa (software) é gratuito, mas você não vai ter nenhum suporte ou responsabilidade por parte do desenvolvedor.

Por isso você precisará investir mais tempo para configurar ou mesmo resolver problemas com o software. Outra alternativa é contratar equipe técnica especializada. A Empresa Digital inclui o programa em sua plataforma digital.

O lado positivo é que o software é grátis. Existem hoje diferentes programas gerenciadores financeiros, a maioria deles possui custo mensal. Além disso, é comum haver cobrança de taxas para realização de transações, emissão de faturas, etc.

É preciso considerar também que o Akaunting é online (explicaremos melhor a adiante) por isso você terá custos de hospedagem. No site da própria empresa existe uma versão com hospedagem grátis.

Mas eu sou cliente EMPRESA DIGITAL!

Se você já possui nossa plataforma, basta acessar seu gerenciador financeiro:

www.meu-dominio.com.br/akaunting

Use seu login da Plataforma Empresa Digital. para acessar a ferramenta. Se tiver dúvidas entre em contato com nosso suporte.

O que eu posso fazer com o Akaunting?

Primeiro é preciso dizer que o Akaunting não é um gerenciador super completo. Alguns recursos, como integração com outros programas, com sistema bancário ou emissão de notas não são possíveis ou demandam algum plugin extra pago. Ele é um programa indicado para pequenas e médias empresas.

Mas isso não significa que ele não seja ótimo para suas necessidades. Principalmente se você ainda depende da velha planilha.

 

Manter o fluxo de caixa em dia

A função básica de um gerenciador financeiro é poder controlar seu caixa. Com o Akaunting você poderá fazer isso gerenciando RECEITAS e DESPESAS podendo utilizar diferentes contas bancárias e caixa (dinheiro).

Com isso fica mais fácil fazer seu controle diário e realizar verificações bancárias para não perder nenhum real da sua empresa. Isso já integrado com o sistema de faturas e cobrança, facilitando o controle.

 

Sistema de cobranças automático

Além de anotar suas movimentações “a vista”, você poderá emitir faturas com datas de vencimento. Tanto para faturas de despesas (a pagar) como de receitas (a receber). Além disso o sistema é automatizado. Você poderá cadastrar o email de seus clientes e eles passarão a receber uma fatura de cobrança automaticamente. E pra deixar ainda melhor, seu cliente irá poder pagar seu débito pelas instruções da própria fatura.

 

Gerenciamento de clientes, fornecedores e estoque

Através do Akaunting você poderá gerenciar os preços de seus produtos e serviços, como também o estoque. O programa irá enviar automaticamente emails com lembretes de contas a pagar e de itens que precisam ser repostos no estoque.

Porém, dependendo do seu modelo de negócio, pode ser preciso o uso de um CRM, pois a parte de gestão de clientes do Akaunting é bem simples. Saiba mais sobre CRM lendo o artigo sobre SuiteCRM, o software de gerenciamento de clientes também incluído na Plataforma Empresa Digital.

É online, você pode acessar de qualquer lugar em qualquer horário

 Essa é minha parte preferida. Como seu gerenciador financeiro está hospedado “na internet”, você poderá acessar seu Akaunting de qualquer lugar. Basta ter conexão com a internet, seja pelo computador, tablet ou celular.

E isso não é apenas para você. Seus clientes também podem logar no seu gerenciador financeiro. Com isso eles também podem acessar a qualquer momento suas faturas para conferir ou realizar pagamentos.

Gostou deste artigo?

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital e software livre no seu email


Detalhes técnicos

Para quem quer saber mais da parte técnica, o gerenciador financeiro Akaunting é construído com tecnologias modernas, como Laravel, Bootstrap, jQuery, API RESTful, etc. O Laravel é o melhor framework PHP existente com milhares de contribuidores e ferramentas modernas, como ORM incrível, roteamento indolor, poderosa biblioteca de filas, etc.

É possível também construir APIs para integrar o Akaunting com outros programas como CRMs, lojas virtuais etc.

Vamos conversar sobre o seu projeto?