Faturas (de receitas)

A primeira coisa a se atentar é que a palavra fatura é usada em dois sentidos em português: algo a pagar ou receber. Em inglês são palavras distintas: invoice e bill. Neste caso estamos falando das faturas a receber,  localizada no menu Receitas > Faturas.

Nesta página, você pode ver todas as faturas, pesquisar / filtrar, criar uma nova, editar as atuais e excluí-las.

Os seguintes campos são exibidos:

  • Número: o número atribuído à fatura.
  • Cliente: quem pagará a fatura.
  • Valor: valor da fatura.
  • Data da fatura: data em que a fatura é emitida.
  • Data de vencimento: Data em que a fatura deve ser paga.
  • Status: o status da fatura.
  • Ações: você pode usar este botão para mostrar, editar, duplicar e excluir a fatura.

 

Criar nova fatura

Os campos a seguir são exibidos em branco para serem preenchidos, alguns são obrigatórios e outros não. Aqueles marcados com estrela vermelha são obrigatórios.

  • Cliente: quem pagará a fatura.
  • Moeda: moeda usada.
  • Data da fatura: data em que a fatura é emitida.
  • Data de vencimento: Data em que a fatura deve ser paga.
  • Número da fatura: o número atribuído à fatura.
  • Número do pedido: um número atribuído a um pedido para essa fatura.
  • Itens: A lista de todos os itens que podem ser atribuídos a essa fatura. Você pode adicionar vários itens.
  • Ações: Existem 2 (duas) ações; Adicionar e Excluir.
  • Nome: o nome do item. Ele preencherá registros da página Itens depois que você começar a digitar seu nome. Também pode ser um item personalizado.
  • Quantidade: o padrão é 1. Você pode inserir a quantidade decimal (1.7)
  • Preço: o preço de venda do item. Ele vai trazê-lo automaticamente, mas você tem a oportunidade de alterá-lo, se quiser.
  • Imposto: A lista de taxas de impostos aplicáveis. Você pode selecionar vários impostos. Consulte a documentação de Configurações> Taxas de imposto para mais detalhes.
  • Total: Calcula automaticamente o preço total do item de acordo com a quantidade e o imposto. Não é um campo editável.
  • Subtotal: O preço total dos itens sem impostos.
  • Imposto: O preço total dos impostos.
  • Total: o valor final da fatura, incluindo tudo.
  • Notas: Você pode adicionar uma nota personalizada à fatura.
  • Categoria: Categoria da fatura a ser usada nos relatórios.
  • Recorrente: crie automaticamente faturas que se repetem: semanais, mensais ou anuais. Vezes = 0 significa repetição infinita. Não se esqueça de definir o Comando Cron disponível em Ajustes> Geral> Programação. Se precisar peça ajuda através do suporte online da sua Empresa Digital
  • Anexo: Você pode anexar um arquivo relacionado à fatura.

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Mostrar fatura

A imagem a seguir mostra a página de detalhes de uma fatura que é exibida quando você clica nela:

Compartilhar

O botão de compartilhamento fornece um link de fatura exclusivo para que você possa enviá-lo ao seu cliente e permitir que ele pague a fatura sem precisar fazer login.

Ações

Nos botões inferiores à esquerda, você pode editar, imprimir, excluir, adicionar pagamento, enviar fatura por e-mail e aplicar muito mais ações.

Receitas 

A receita é um pagamento realizado e não-faturável (confira nesta link a diferença entre faturas e receitas).

Você também pode registrar os depósitos em dinheiro na página de receitas.

A página Receitas está localizada no menu Rendas > Receitas. Nesta página você pode ver todas as receitas, pesquisar / filtrar qualquer, criar uma nova, editar as atuais e apagá-las.

Os seguintes campos são exibidos:

  • Data: data de pagamento
  • Valor: montante da receita.
  • Cliente: quem pagou a receita.
  • Categoria: Categoria da receita.
  • Conta: conta paga para.
  • Ações: você pode usar esse botão para editar, duplicar e excluir a receita.

Nova receita

Os campos a seguir são exibidos em branco para serem preenchidos, alguns são obrigatórios e outros não. Aqueles marcados com estrela vermelha são obrigatórios.

 

  • Data: data de pagamento
  • Valor: montante da receita.
  • Conta: conta paga para.
  • Descrição: descrição personalizada da receita.
  • Categoria: categoria da receita a ser usada nos relatórios.
  • Recorrente: crie receitas automaticamente para trabalhos em andamento. Times = 0 significa infinito. Não se esqueça de definir o Comando Cron disponível em Ajustes> Geral> Programação.
  • Cliente: quem pagou a receita.
    Método de pagamento: método usado para pagar a receita.
  • Referência: Qualquer referência possível.
  • Anexo: você pode anexar um arquivo relacionado à receita.

Clientes

A página de clientes está localizada no menu Receitas> Clientes. Nesta página você pode ver todos os clientes, procurar por qualquer, criar um novo, editar os atuais e apagá-los.

Os seguintes campos são exibidos:

  • Nome: nome completo do cliente.
  • E-mail: endereço de e-mail do cliente.
  • Telefone: número de telefone do cliente.
  • Não pago: a quantia que o cliente ainda não pagou.
  • Status: Status do cliente.
  • Ações: você pode usar este botão para editar, duplicar e excluir o cliente.

Cliente novo

Os campos a seguir são exibidos em branco para serem preenchidos, alguns são obrigatórios e outros não. Aqueles marcados com estrela vermelha são obrigatórios.

 

  • Nome: nome completo do cliente.
  • E-mail: endereço de e-mail do cliente.
  • Telefone: número de telefone do cliente.
  • Website: site do cliente.
  • Endereço: endereço do cliente.
  • Moeda: moeda padrão a ser usada para o cliente.
  • Ativado: status do cliente.
  • Referência: Qualquer referência possível.
  • Permitir Login: Selecionar esta opção lhe pedirá senha. Ativando essa opção o seu cliente poderá acessar seu Akaunting. Ele terá acesso “de cliente” usando seus e-mail e senha como login. Com isso ele poderá ver todos seus débitos e pagamentos.
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