TUTORIAL APLICÁVEL À NOSSA PLATAFORMA DIGITAL LIVRE

Servidor Linux CentOS 7 com CWPanel Pro

Conheça nossa plataforma digital livre de marketing e vendas.

Para outros sistemas podem ser necessárias adaptações.

Você está com problemas para instalar programas no Linux? Fique tranquilo, vamos ajudar você. Apesar do mito de que “tudo no linux é mais complicado”, saiba que instalar programas no Linux geralmente é mais fácil do que em outros sistemas operacionais.

Em outros sistemas é preciso acessar um site, baixar um instalador e execuá-lo (clicando em next, next, next…). No Linux existem repositórios (servidores  o tempo todo online) que fornecem a maioria dos programas para você baixá-los com poucos comando (no Linux o termo usado são pacotes, ao invés de programas). E quase sempre programas gratuitos. Mas para isso será necessário, é claro, uma conexão com a internet.

É possível também instalar programas através do código-fonte, mas aqui vamos abordar apenas a instalação via repositório.

 

Qual sua distribuição Linux?

Existem diversas versões de sistemas operacionais que usam o Linux (chamadas distribuições) e nem todas usam o mesmo gerenciador de pacotes. Então, a forma de instalar programas no Linux pode variar. Além disso, cada gerenciador possui inúmeras funções, mas aqui vamos falar apenas da opção de instalar um programa via repositório. E apenas nas distribuições mais conhecidas.

Vamos usar como o exemplo a instalação do navegador Firefox.

 

Debian, Ubuntu e derivadas

$ sudo apt install firefox 

Arch Linux

# pacman -S firefox 

CentOS e RHEL

$ yum install firefox 

Fedora

$ dnf install firefox 

OpenSUSE

$ zypper install firefox 

Gentoo

$ emerge –ask firefox 

Gostou deste artigo?

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital e software livre no seu email


Usando o AUR no Arch Linux

Aqui na Empresa Digital nossa distribuição favorita é o Arch Linux, por isso aqui vai uma dica extra. Instalar programas no Linux com o Pacman (o gerenciador de pacotes do Arch) é muito fácil. Mas às vezes não encontramos o programa desejado nos repositórios padrão. Nessas situações, geralmente podemos recorrer ao AUR.

O AUR (Arch User Repository) é um repositório que é mantido pela comunidade de usuários. Antes de qualquer coisa, é preciso avisar que esse repositório não é tão seguro. Afinal, não é o repositório oficial. Porém, nunca tivemos algum problema usando o AUR.

Existem vários programas (chamados auxiliares) que podem ajudar você a acessar esse repositório. Inclusive programas com interface gráfica (conheça outras opções neste link). Aqui vamos ensinar a utilizar o YAY (se você utiliza o Yaourt ou Aurman, saiba que esses gerenciadores estão desatualizados e não são tão seguros, prefira o YAY.

 

Como instalar programas no Linux usando o YAY

Baixe a última versão do gerenciador de pacotes:

$ git clone https://aur.archlinux.org/yay.git

$ cd yay

$ makepkg -si

 

Depois disso você pode usar o YAY para instalar programas no Linux, da mesma forma que o Pacman. Porém, o YAY não deve ser usado como usuário root. Por isso é preciso que seu usuário esteja inserido no arquivo sudoers (veja abaixo). Veja como fica o comando de instalação:

$ yay -S firefox

 

É preciso que seu usuário esteja adiciona no arquivo /etc/sudoers. Senão você poderá ver um erro como:

“Usuário não está no arquivo sudoers. Este incidente será relatado.”

Para resolver esse problema edite o arquivo /etc/sudoers com seu editor preferido (na Empresa Digital usamos o Nano). Para isso, é preciso logar como root:

$ su

# nano /etc/sudoers

 Supondo que o nome do seu usuário seja “empresadigital”, adicione logo abaixo da linha “User privilege specification”:

empresadigital ALL=(ALL) ALL

Gostou deste artigo?

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital e software livre no seu email


CONFIRA MAIS CONTEÚDOS DO NOSSO BLOG

WordPress tema grátis versus tema pago (premium)

WordPress tema grátis versus tema pago (premium)

Tema Wordpress grátis versus temas premium Quando comecei a "brincar" com Wordpress, acho que em 2012, os temas grátis foram muito úteis para testar e treinar minhas habilidades de webdesigner inexperiente. Mas não demorou muito tempo para eu descobrir o mundo dos...