A lista de contatos de um empresa é um dos seus maiores tesouros. Muitos empreendedores iniciantes não dão o merecido valor para esse ativo. Um negócio pode ter um excelente produto ou modelo de negócio, mas é da sua base de clientes que virão os recursos para manter seu negócio funcionando (e lucrando).

Uma lista de contatos bem trabalhada será um meio de manutenção de seus clientes, assim como um oportunidade de aumentar vendas já realizadas (up-sell). Porém, para que suas estratégias de marketing sejam realmente efetivas, será preciso segementar sua lista de conato o máximo possível.

Como segmentar minha lista de contatos

Uma empresa pode gerar contatos de várias formas. Geralmente são dados de clientes, pessoas interessadas que entraram em contato, cadastros em sites listas de terceiros etc. Antes de segmentar, o primeiro passo é unir todos os seus contatos em uma única base de dados. Ou seja, utilizar um programa que te permita adicionar contatos, fazer consultas e criar anotações diversas.

Existem diversas opções no mercado de softwares que fazem o gereciamento de contatos, aqui vamos usar como exemplo o Mautic, por ser eficiente e gratuito (leia mais em Como fazer email marketing grátis com o Mautic).

Depois de unificar seus contatos não basta apenas sair disparando publicidade para todo mundo indiscriminadamente. Seria como comprar milhares de panfletos e distribuir numa avenida movimentada. Hoje em dia os programas de gerenciamento de contatos nos permite identificar com mais exatidão o público que realmente nos interessa. Este é o poder da segmentação, produzir um marketing que custe mais barato e seja mais efetivo.

Existem diversas formas de segmentar sua lista de contatos. Para isto você precisa ter um conhecimento mínimo sobre seu público-alvo. As formas de segmentação mais comuns são:

  • localização (cidade, estado, etc);
  • faixa etária;
  • sexo e
  • renda (embora esse seja um dado mais sensível)

 

Segmentar contatos no Mautic

Como dissemos acima, vamos usar como exemplo o Mautic, por ser eficiente e gratuito.

 

PASSO 1: Faça login 

Existem diversas formas de acessar a página de login do Mautic, e isso depende da forma como você instalou ou contratou. Sabendo isso, basta logar com seu email e senha.

Sou cliente EMPRESA DIGITAL!

Então basta acessar sua Plataforma Empresa Digital e clicar em VER CONTATOS.

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PASSO 2: Crie um novo segmento

Na coluna da esquerda acesse SEGMENTOS. Clique no botão + NOVO.

PASSO 3: Identifique o segmento

Esses primeiros campos servem apenas para ajudar na sua organização:

Nome: nome do segmento (pode conter espaço, acentos e maiúsculas)

Pseudônimo: funciona como um apelido, se não for preenchido o programa irá gerar um valor automático (NÃO pode conter espaço, acentos e maiúsculas).

Descrição: um detalhamento do segmento (muito útil quando você possui diversos segmentos ou trabalha em equipe).

É importante manter o botão PUBLICAR SEGMENTO em SIM, para que ele seja ativado.

PASSO 4: Crie filtros

Na aba FILTROS é onde está o aspecto mais importante da segmentação. No menu ESCOLHA UM você poderá selecionar qual campo que sua base de dados possui, como por exemplo CIDADE. Feito isto, basta selecionar no menu o valor IGUAL e escrever o nome da cidade no campo à frente.

Neste exemplo selecionamos dois campos iguais com valores diferentes, para poder exemplificar o uso do operador lógico E ou OU. Com eles você pode criar uma segmentação que utilize diversos campos. Se for selecionado E o programa irá incluir no seu segmento apenas contatos que preencham as duas condições. No caso do operado OU, serão segmentados os contatos que possuam pelo menos uma das condições.

PASSO 5: Finalizando

Depois que você definiu as regras da sua segmentação basta salvar e aguardar. O Mautic atualiza em etapas, então você precisa aguardar alguns minutos para que seu segmento seja atualizado. Basta voltar no meu SEGMENTOS e aguardar o botão SEM CONTATOS atualizar.

 

DICA: Use etiquetas e saia do óbvio

Além da segmentação óbvia, como localização, sexo, etc você pode criar ETIQUETAS específicas, de acordo com a necessidade do seu negócio. Você pode criar ETIQUETAS como “Baixou meu ebook” ou “respondeu formulário tal”. Essas etiquetas precisam ser criadas antes, no momento da criação do contato (de forma manual ou através de formulários).

Depois selecione nos filtros o campo ETIQUETA e insira o nome da etiqueta que você criou. Depois você também poderá criar segmentações que misturem condições como “idade” em conjunto com etiquetas que você criou. Lembre-se sempre de fazer testes com seus segmentos enviando emails e avaliando quais possuem um nível mais auto de leitura/abertura.

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