O gerenciador de pacote pacman é uma das grandes vantagens do Arch Linux. Combina um simples pacote no formato binário, com um fácil uso de sistema de compilação. A meta do pacman é tornar o mais fácil possível gerenciar pacotes, sejam eles dos repositórios oficiais ou das próprias compilações do usuário.
O pacman mantém o sistema atualizado, listas de pacotes de sincronização com o servidor mestre. Este modelo servidor/cliente também permite o usuário baixar/instalar pacotes com um simples comando, completo com todas as dependências requeridas.
Instalando programas (pacotes) específicos
Para instalar um único pacote ou lista de pacotes, incluindo dependências, execute o seguinte comando:
# pacman -S nome_pacote1 nome_pacote2 …
Removendo programas (pacotes)
Para remover um único pacote, deixando todas as suas dependências instaladas:
# pacman -R nome_pacote
Para remover um pacote e suas dependências que não são exigidas por qualquer outro pacote instalado:
# pacman -Rs nome_pacote
Para remover um pacote, suas dependências e todos os pacotes que dependem deste pacote:
Atenção: Esta operação é recursiva, e deve ser usada com cuidado, pois pode remover muitos pacotes potencialmente necessários.
# pacman -Rsc nome_pacote
O pacman salva arquivos de configuração importantes ao remover certos aplicativos e os nomes com a extensão: .pacsave. Para prevenir a criação desses arquivos de backup use a opção -n:
# pacman -Rn nome_pacote
Nota: O pacman não removerá as configurações que o próprio aplicativo cria (por exemplo, “dotfiles” na pasta home).
Atualizando o sistema
ATENÇÃO: Mantenha o sistema atualizado regularmente, atualizar o sistema depois de um intervalo muito grande de tempo, pode quebrar o sistema. Se encontrar algum problema, verifique se há algum anúncio na página oficial do Arch Linux e siga as instruções.
O pacman pode atualizar todos os pacotes no sistema com apenas um comando. Isso pode demorar um pouco dependendo de como anda a atualização do sistema. Este comando vai sincronizar todos os programas do seu sistema com os servidores do Arch:
# pacman -Syu
Comentários