O marketing digital é uma estratégia que cada vez mais se populariza. Até mesmo as pequenas empresas e microempreendedores individuais podem hoje se beneficiar das curtidas, compartilhamentos, acessos etc. Como o marketing digital tem um custo inicial bem baixo, ele tem se tornado a principal estratégia de divulgação dos empreendedores iniciantes, pois na internet existe bastante informação e até mesmo cursos gratuitos.
É por isso que muitas pessoas pensam em fazer curso de marketing digital. No entanto, o que pouco se fala, é que o marketing digital pode atrapalhar o crescimento da sua empresa. E não estamos falando do marketing digital mal feito e que gera resultados negativos, mas do tempo investido. Não cansamos de repetir aqui que nada é de graça, pois tempo também custa dinheiro.
É claro que você não deve ficar de fora desta onda, o marketing digital veio para ficar (e evoluir), mas será que vale a pena? Não seria melhor utilizar esse investimento para contratar um profissional ou uma agência de marketing? Especialistas podem cobrar mais, mas podem trazer melhores resultados e mais rápidos.
(E sim, nós queremos influenciar você a conhecer nossa proposta de marketing digital da Soluções Cobra, mas leia o texto antes de tirar suas conclusões)
Quem deve fazer curso de marketing digital?
Não tenho dinheiro nenhum para investir
Existem diversos profissionais e agências de marketing digital com diferentes faixas de preço. A Soluções Cobra, por exemplo, tem como alvo empreendedores individuais e pequenas empresas, e possui um plano bem impactante por apenas R$ 300,00 mensais (incluindo hospedagem, servidor, automação de Facebook, relatórios etc).
Mas se você realmente não possui dinheiro nenhum, saiba que você vai precisa investir bastante tempo em pesquisas e testes (abaixo vamos oferecer alguns conteúdos gratuitos de qualidade).
Você também vai precisar de uma hospedagem gratuita para seu site (consulte este artigo para saber mais sobre sites gratuitos).
Crie uma página e um perfil gratuitos no Facebook e Instagram para começar a atrair seu público. Você precisará também de tempo para criar postagens atrativas e postar várias vezes.
Lembre-se, no entanto, que o marketing digital mal feito pode gerar uma imagem de abandono e relaxo, e essa imagem vai aderir a sua marca, produtos ou serviços. Então, programe-se com muito rigor para não gastar esforços à toa caso você não consiga dispor de todo esse tempo necessário.
Meu empreendimento está muito bem estruturado (tenho tempo disponível para investir)
Quando começamos a pesquisar sobre marketing digital em 2014, nossa intenção era potencializar nosso novo empreendimento, a editora Edições Cobra. No entanto, desde lá, o aprendizado nunca terminou. O marketing digital é simplesmente uma ciência que não tem fim, pois a cada semana surgem novidades. Com o tempo tivemos que colocar o projeto da editora na geladeira e vender nosso conhecimento através da Soluções Cobra, pois perdemos nosso foco. Ao focar na divulgação digital deixamos de priorizar processos administrativos, logísticos e financeiros que são fundamentais.
Além disso, marketing digital não se resume a postar algo no site ou compartilhar algo nas redes sociais, envolve muitas outras coisas como:
- Identificar públicos;
- desenvolver e planejar estratégias;
- criar (escrever) conteúdos;
- editar imagens para criar publicações atrativas;
- divulgar o material produzido na internet;
- analisar resultados e
- replanejar as estratégias.
Se você já está empreendendo ou já empreendeu, você sabe que é um processo difícil. Quase metade das empresas fecham antes de 3 anos. Na maioria das vezes, segundo o SEBRAE, o motivo do fechamento é a falta de planejamento e o descontrole na gestão:
Falta de planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.
Quero vender o serviço de marketing digital para outras empresas
Se você vai abrir uma agência ou pretende oferecer esse serviço para outras empresas, então você realmente deve investir em cursos e treinamentos. Na internet existe muito conteúdo e o difícil é separar o “joio do trigo”.
Primeiro tenha em mente os processos listados acima, pois você não terá sucesso se desenvolver estratégias incompletas. Não adianta postar sem analisar os resultados, ter um site sem analisar o fluxo de usuários etc.
Fique atento também com a data destes conteúdos, pois no mundo digital tudo muda muito rapidamente.
Além de cursos longos, siga bons profissionais no youtube, redes sociais ou inscrevendo seu email em newsletters. Apesar deles estarem tentando vender o conhecimento/produto deles, eles também oferecerão materiais gratuitos. Dicas pequenas podem resolver problemas de forma mais rápida e você pode muitas vezes interagir e tirar dúvidas nestes canais.
Nossa lista de cursos e referências em marketing digital
Micro-especialização em Marketing Digital da Udacity: se você quer investir, recomendamos este curso assinado por gigantes como Facebook, Google, HootSuite, HubSpot e MailChimp. O curso é bem amplo e totalmente a distância. Aborda as principais ferramentas e tendências do marketing digital e apresenta algumas ferramentas úteis e gratuitas. Serve para iniciantes e intermediários e leva cerca de 3 meses de realização. Participamos da primeira turma e recomendamos fortemente.
Custo: R$ 2.300,00
Curso de Marketing Digital da HostNet: o professor Guanabara é ótimo, sempre muito claro e realista. Sua perspectiva parte do marketing tradicional, mais teórico, mas dá uma boa base essencial para o trabalho posterior com as ferramentas digitais. Possui vídeos extras de glossário para os iniciantes e cases ilustrativos que ajudam na compreensão.
Custo: gratuito
Gestor de Marketing: o gestor Olimpio Araújo da boas dicas em seu canal do youtube. Aborda temas variados e responde perguntas de seus seguidores, o que traz a tona questões muitos comuns na área, como “valor a se cobrar”, “tipos de clientes” etc. Com vídeos frequentes e curtos é uma boa forma de se manter atualizado. Ele também possui um discurso bem realista, o que é bom, já que nesse meio existem muitos “gurus” e “soluções mágicas”.
Viver de blog: para quem trabalha com conteúdo escrito, o blog do Henrique Carvalho, além de trazer bons conteúdos e dicas, serve como modelo. Inscreva-se no newsletter e você receberá artigos, infográficos e listas.
Trackbacks/Pingbacks