Quem hoje em dia não possui um celular com WhatsApp? Com cerca de 100 milhões de usuários no Brasil – o equivalente a 96% dos brasileiros que possuem um smartphone – o WhatsApp é uma das principais plataformas digitais de comunicação no país.

Um dado da empresa fornecedora do serviço indica que 72% dos usuários checam o WhatsApp todos os dias. Esse é um dado muito relevante, ainda mais se considerarmos que mensagens no celular são mais lidas que e-mails. Estima-se que cerca de 98% dos SMSs enviados são abertos e lidos em até 3 segundos enquanto a taxa de abertura de e-mails é de apenas 22%.

Você sabia que 33% das pessoas checam o celular toda vez que recebem uma notificação?  É claro que com esses números todos, muita gente tem usado o WhatsApp parar criar negócios ou potencializar os serviços e produtos de sua empresa. E se você acha que a ideia de fazer propaganda pelo aplicativo muito intrusiva, saiba que 64% das pessoas dizem que querem receber ofertas e promoções, desde que a empresa seja autorizada por elas previamente.

E a sua empresa usa o WhatsApp como ferramenta de marketing? Você que tem um projeto, é MEI, empreendedor, tem usado essa poderosa ferramenta que custa apenas R$ 1,99 por ano? A Edições Cobra e seus clientes usam muito, por isso gostaríamos de compartilhar algumas dicas básicas.

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1 – Use o WhatsApp para substituir o telefone

Quando vou comprar uma pizza, trocar o botijão de gás ou procurar um encanador, tenho dado preferência a 2 coisas: locais que possuam um site apresentando seus produtos/serviços e atendimento pelo WhatsApp. Usar o telefone celular, é caro, às vezes exige recarga e muitas pessoas preferem enviar uma mensagem de texto do que falar pessoalmente. E mesmo assim, ainda existem as opções de ligação por voz ou vídeo e as mensagens de voz.

Isso não quer dizer que você vai poder substituir o telefone totalmente, assim como o celular não substitui plenamente um telefone fixo, no entanto, ter um WhatsApp para esses novos contatos é imprescindível.

Na Edições Cobra não possuímos telefone fixo e 70% de nossos contatos são feitos através do WhatsApp, sendo que algumas vendas são feitas exclusivamente pelo aplicativo, sem nenhum outro contato. Se tivéssemos que fazer esses contatos todo com telefone, mesmo que fixo, gastaríamos muito mais, mas com o WhatsApp fica praticamente de graça.

Mas fique atento se você estiver conectado no 3G, pois as chamadas de voz podem consumir bastante da sua franquia de internet para celular.

comunicacao aberta com o cliente

2 – Use o WhatsApp para manter um canal de comunicação constante

Como é uma ferramenta de baixo custo que possui ferramentas de grupos e listas de transmissão, isso facilita o contato constante com o cliente. O cliente poderá tirar as dúvidas sobre o produto, formas de pagamento e entrega, e ainda, depois de realizada a venda, ser consultado sobre sua satisfação com o produto entregue.

Fazendo uma boa negociação você terá um canal aberto com o cliente, podendo em outros momentos oferecer produtos similares, promoções ou ainda perguntas com intuito de pesquisa.

Além desse contato direto o WhasApp oferece duas ferramentas interessantes; a lista de transmissão, onde você envia uma mensagem para múltiplos usuários e estes a receberão como se fosse uma mensagem individual; e os grupos, onde a resposta das pessoas serão lidas por todos os integrantes do grupo. Um dos nossos clientes, a Luxúria Consultoria, além de utilizar listas de transmissão para divulgar seus produtos e promoções, utiliza a ferramenta de grupos para manter suas consultoras em contato entre si. Nesse grupo elas compartilham informações, tiram dúvidas e se ajudam como equipe.

3 – Use o WhatsApp para enviar imagens, vídeos e até sua localização

Não podemos esquecer que os celulares de hoje são smartphones, dispositivos que vão muito além de um simples telefone. Temos câmera fotográfica, câmera de vídeo, sistema de GPS e várias ferramentas que podem ser utilizadas junto ao WhatsApp.

Nosso cliente Jacaré Ki Pira, ao fazer o registro fotográfico das festas de aniversário e colônias de férias que eles monitoram, já nos enviam as fotografias diretamente por WhatsApp para que possamos disponibilizar no site.

vikings do jogo batalha da cervejaNo momento estamos criando o jogo A Batalha da Cerveja, em parceria com A Fábrica – Gastrobar. Um dos nosso problemas era como criar uma solução de baixo custo para poder inserir a pontuação dos jogadores numa tabela, isso sem que ele tivesse que entrar em um site, cadastrar-se etc. A solução foi solicitar o envio de uma foto do tabuleiro via WhatsApp.

imagem de dados bancário

Você também pode criar imagens para perguntas frequentes, como seu endereço e formas de pagamento.

No caso da Edições Cobra fizemos uma pequena imagem com nossos dados bancários para depósito. Assim, fica mais fácil enviar a imagem do que digitar toda a vez os mesmos dados

 

4- Use o WhatsApp com cuidado

Existem muitos cuidados que você deve ter também ao utilizar essa ferramenta em sua empresa. Vamos falar delas rapidamente, mas em breve escreveremos mais sobre isso (para ficar ligado nas novidades, inscreva seu email ou WhatsApp aqui):

Não seja invasivo: adicione em seu WhatsApp apenas pessoas que você já tenha tido algum contato. Em sua primeira mensagem deixe claro que a pessoa pode parar de receber as mensagens se desejar ou pergunte se ele quer participar de sua lista.

Horário comercial: se você quer responder mensagens a qualquer horário, tudo bem, mas não envie mensagens aos seus clientes tarde da noite.

Mantenha o foco: evite mensagens emotivas, religiosas, políticas, piadinhas e correntes que não tenham relação com seu produto/serviço ou público.

Tenha cuidado com seus dados: sempre faça backup de seus contatos e dados para não perder seus informações dos seus clientes caso tenha problemas com o aparelho ou número.

Seja ágil e responda sempre: no WhatsApp as pessoas querem respostas rápidas (não é preciso esse rigor com mensagens enviadas fora do horário comercial). Você precisará dedicar atenção sempre ao aplicativo se você pretende usá-lo como negócio. Se existe demanda e você não dá conta, não tente resolver tudo sozinho, contrate um funcionário para cuidar apenas do WhatsApp ou contrate uma empresa que possa te ajudar, como a Edições Cobra.

Não dependa apenas do WhatsApp: aliás, nunca dependa apenas de uma estratégia de marketing. Lembre-se que aqui no Brasil o aplicativo já foi bloqueado diversas vezes. Além disso, toda ferramenta digital pode acabar ou mudar drasticamente seu funcionamento. Então nunca trabalhe seu marketing digital pautado apenas em uma ferramenta.

Referências

 5 formas de melhorar o seu negócio com o WhatsApp

5 empresas contam como usam o WhatsApp nos negócios

Por quê você deve usar o Whatsapp para Negócios?

7 dicas para você aprender a fazer negócios com o Whatsapp

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